Para inaugurar o espaço do blog da Costa & Mattoso – Clínica de Psicologia e Terapia, que tem como missão oferecer artigos com reflexões e esclarecimentos sobre temas ligados à busca da qualidade de vida no desenvolvimento do ser humano, tanto nas esferas pessoal, familiar, escolar e do trabalho, é que decidi escrever este texto.
Como psicoterapeuta e orientadora profissional e de carreira, muitas pessoas me perguntam a respeito das indicações e dos benefícios da orientação profissional e da psicoterapia. Apresentarei aqui as diferenças entre ambas e as contribuições da triagem psicológica ao indicar a melhor abordagem para cada caso.
Segundo o professor Marcelo Ribeiro- doutor em Psicologia Social e do Trabalho pela USP, que compilou informações da Associação Americana de Psicologia, a orientação profissional e a psicoterapia são gradações de um mesmo processo que visa o desenvolvimento integral da pessoa, sendo que a orientação é de natureza preventiva e a psicoterapia é de natureza mais curativa.
Vamos entender, na prática, como elas funcionam:
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
É uma intervenção situacional, indicada para pessoas que estão em momento de tomada de decisão profissional ou em transição de carreira; tem duração preestabelecida e seu objetivo é que o orientando aprenda a lidar com as situações considerando a própria subjetividade: o que percebe, sente e pensa, e os fatores externos, oportunidades e desafios envolvidos na questão profissional. O resultado esperado a partir da orientação é a análise situacional e a construção de um plano de ação baseado no projeto de vida, a ser posto em prática, que possibilite o alcance das metas profissionais e pessoais.
PSICOTERAPIA
Tem caráter terapêutico. Sua proposta é trabalhar a totalidade psíquica para que o indivíduo lide com as dificuldades que encontre em sua vida, assim como com questões de sua personalidade e/ou psicopatológicas a fim de superar traços disfuncionais que o atrapalhem no dia-a-dia. A duração da psicoterapia é indeterminada e o objetivo é a reconstrução psicológica por meio da compreensão da história pessoal e da aquisição de novas interpretações sobre a própria vida.
Dúvidas entre psicoterapia e orientação profissional
Um exemplo de como as pessoas se confundem sobre buscar orientação ou psicoterapia é quando enfrentam dificuldades no trabalho e ficam em dúvida se são problemas relacionados com seus estados emocionais ou com o modo como interagem com os outros, ou ainda, se são oriundas da relação que têm com o próprio trabalho.
Estas situações trazem insatisfações e as pessoas se questionam se é o momento de buscar novas oportunidades profissionais ou de desenvolver outros modos de interagir com o trabalho e com os outros, sem mudar de ambiente profissional.
Diante deste questionamento, a triagem psicológica é importante para analisar a quais aspectos da pessoa ou do trabalho a insatisfação se liga.
Na triagem, que é a etapa de investigação psicológica, acontecem entrevistas e são aplicados instrumentos de uso exclusivo dos psicólogos para analisar aspectos da personalidade, levantar papéis sociais, entender a construção dos relacionamentos interpessoais e os objetivos de vida. Tudo com a finalidade de identificar a necessidade de desenvolvimento individual e indicar o acompanhamento mais adequado para a ocasião: psicoterapia ou orientação profissional.
Se você enfrenta dificuldades de relacionamento, insatisfações na vida pessoal ou no trabalho, nem tudo está perdido! Saiba que a psicoterapia ou a orientação profissional podem lhe auxiliar a compreender mais sobre estas situações e a descobrir quais são seus recursos para lidar com as adversidades.
Se você tiver dúvidas ou quiser maiores informações sobre psicoterapia ou orientação profissional e de carreira entre em contato conosco ou deixe o seu comentário que retornaremos.
E se gostou do texto compartilhe com as pessoas que podem se beneficiar destas informações
Um abraço, Agda Mattoso.
Gostei.