O mês da virada
Janeiro Branco é um movimento iniciado em 2014 por psicólogos brasileiros. O objetivo deles era divulgar ações de promoção da saúde mental e emocional. Janeiro foi escolhido por ser o mês da “virada de ano”, momento em que somos convidados a avaliar as próprias vidas.
Janeiro, como o primeiro mês do ano, torna-se um momento terapêutico que incentiva as pessoas a pensarem sobre sentidos de vida, propósitos existenciais e nos relacionamentos. Esses temas são importantes para a preservação da saúde mental e do equilíbrio emocional, pois através desses é que podemos viver bem e nos sentimos felizes.
Em uma época na qual as taxas de suicídio, depressão e ansiedade têm crescido de forma exponencial em todo o mundo – segundo o Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde (OMS), o que se nota é que as pessoas sentem imenso vazio e sofrimento diante do viver e, por isso, é muito importante estabelecer uma data de campanha para atrair a atenção de todos para os aspectos da saúde mental.
Assim, a Campanha Janeiro Branco justifica-se como uma grande ação preventiva sobre essas graves questões e, fundamentalmente, como um alerta necessário voltado à promoção de mais Saúde Mental nas vidas das pessoas e à democratização e acesso a conhecimentos relacionados às questões emocionais e mentais.
Busque ser feliz
Agora compartilharei contigo alguns conhecimentos.
O que pode tornar as pessoas mais felizes e trazer qualidade de vida é ter um propósito para viver. Esse serve como uma espécie de âncora que dá sentido ao que se faz no dia-a-dia e também para tomar decisões que são importantes para você e para aqueles que ama.
Você já parou para refletir sobre o seu propósito de vida e qual a sua disposição para exercitá-lo em cada dia de 2019? Se você já fez esse exercício, agora é hora de guiar seus passos de acordo com seu propósito. Se você ainda não parou para pensar sobre, siga lendo esse texto.
Busque seu Propósito
Onde você quer chegar em 2019?
Pensar onde se quer chegar, implica em conhecer o que se deseja. Ou seja, conhecer suas 1-paixões, 2-habilidades e 3-necessidades. Assim, para chegar lá é fundamental traçar um plano de ações para colocá-las em prática no cotidiano e assim ir em direção ao alcance de seus objetivos.
Experimente refletir mais sobre seu propósito de vida
- O que ama fazer?
- O que você faz melhor que as outras pessoas? O que os outros dizem que você faz bem?
- Quais são as necessidades das pessoas que você pode solucionar? Qual a diferença que pode fazer no mundo? Considere pensar sobre as várias esferas de sua vida como na família, na comunidade e no trabalho.
- Agora descreva em uma frase o seu propósito:
Ponto de ancoragem
Ter trabalho e comportamentos alinhados com o propósito de vida são aspectos fundamentais para a saúde psicológica. Agora que você já tem, alguma, clareza sobre o seu propósito, reflita a partir de seus comportamentos e atitudes no dia-a-dia para checar se suas atitudes são coerentes com o seu propósito.
Reflita e analise: | ||
Quais comportamentos positivos você tem em relação às outras pessoas, sua família, comunidade e trabalho? | ||
Quais são as situações mais desafiadoras para você e como as enfrenta? | ||
O que fazer para ter maior capacidade ao enfrentar as adversidades e as situações que teincomodam? | ||
Diante das dificuldades que você tem, como pode se desenvolver para lidar com elas? |
Agora com essas reflexões você já pode cuidar melhor da sua saúde mental e das pessoas que ama. Mas, se precisar de algum apoio ou queira conversar sobre esse e outros temas de saúde mental, entre em contato comigo via whatsapp direto http://bit.ly/2nlf7pU
Agda Mattoso